O que é Tecido Étienne?
É um tipo de tecido que combina fios de cores diferentes para criar um efeito mesclado ou matizado. “Bouclé” refere-se à textura característica do tecido, que é criada por laços ou fios levemente encaracolados.
Para essa linha preferimos manter a cor natural das fibras, variando então somente as texturas das tramas e dos nós do tecido.
Seus fios são entrelaçados de maneira que formam uma superfície texturizada e irregular. A adição de fios mesclados significa que o tecido terá uma aparência mais variada em termos de cor, com nuances e tonalidades mistas que adicionam profundidade e identidade visual ao material.
Onde usá-lo?
Esse material tem um tingimento especial mesclado a cor principal que simula uma textura marmorizada não palpável, somente visual. Pode ser aplicado em todos os tipos de estofamentos decorativos, grandes ou pequenos. O que manda é a sua criatividade.
Tecido Bouclé Étienne
Esse tecido bouclé para sofás de alta qualidade é feito com fibras premium e têm uma construção cuidadosa, resultando em durabilidade, conforto e uma aparência elegante.
Nossa inspiração para esse tecido foi Étienne Boileau, importante funcionário público e primeiro magistrado de Paris, foi responsável por participar do ordenamento público durante o reinado de Luís IX do século 13 na França. Em seu livro des métiers d’Etienne Boileau 1268 (Livro dos Ofícios) estabelece regras importantes para a profissão “tecelão de tecidos”, sendo um importante passo para estabelecer padrões claros e justos para fabricação e venda de tecidos.
“No entanto, deve haver alguma razão pessoal que levou o homem à loja de tecidos, e não a qualquer outra, pois todos os tecidos dispostos estão em grande medida de acordo com o padrão estabelecido nos “estatutos”. Existem regras para controlar a matéria-prima que entra no tecido; a forma como deve ser preparado para fiar’ a quantidade de fios dispostos na urdidura; a natureza da trama; a largura da peça quando acabada; o número de aunes [uma unidade de medida que varia de cidade para cidade] no comprimento da peça antes que o tecelão possa retirá-la do tear; os métodos e cores dos tintureiros! Nada é deixado à imaginação do tecelão, do pintor ou do tintureiro. O interesse do consumidor está bem guardado, assim como a reputação do negociante parisiense.”


















