Gramatura é o nome que se dá para a unidade de medida que simboliza gramas por metro quadrado, ou g/m². Por isso, se você está pensando em trocar o tecido para o seu sofá é importante que você entenda essa unidade de medida, não se assuste com esse nome “difícil”, porque seu conceito é bem simples.

A gramatura de tecidos é utilizada na indústria por vários tipos de produtos para simbolizar um peso dentro de uma determinada área, exemplo: o peso de um tecido por cada metro quadrado dele (1 metro de largura x 1 metro de comprimento), a unidade de medida resultante será a gramatura, que também é conhecida por gramagem (peso em gramas).

Saber o peso de um produto muitas vezes não é suficiente, pois a mesma unidade de medida “gramatura” pode estar associada a diferentes características, então é o que se espera desse produto que irá determinar se o correto é sempre buscar um número maior ou menor para essa unidade de medida.

Por exemplo, se estivermos falando de uma chapa de aço, a gramatura para ela está diretamente associada a firmeza desse produto, o que é muito bom caso eu precise de uma chapa de aço que será usada de forma estática/fixa, ou seja, que não precisará ser dobrada. Caso minha chapa de aço precise ser dobrada, ou precise ser flexionada para algum trabalho específico, só buscar uma chapa muito grossa e pesada pode não ser a melhor idéia.

O termo gramatura surgiu da necessidade de definir melhor a massa de papeis, como envelopes e folhas para impressão por exemplo. Para saber mais sobre a definição técnica desse termo basta fazer uma consulta aqui na Wikipédia, já que agora iremos focar na função da gramatura em tecidos, onde também ela é comumente utilizada.

Gramatura é uma propriedade de grossura e peso?

Para gramatura de tecidos essa propriedade quase sempre está associada a sua espessura e diferentemente do exemplo da chapa de aço acima isso quase sempre é bom, porque apesar de mais gramatura também significar um tecido mais grosso, essa grossura quase sempre está associada a sua maciez e durabilidade. Trazendo isso para o dia-a-dia, quem é que não quer um tecido o mais macio e resistente possível?

Quanto maior significa que ele é mais macio?

A gramatura de tecidos dependerá do tipo da trama que estamos falando, normalmente para sofás são usados 3 tipos em tecidos de felpa ou tramados.

Tramado de trama aberta ou semi aberta

Não é muito comum tecidos para sofás de trama aberta, os poucos que existem quase sempre são desenvolvidos para alta decoração ou ambientes muito específicos. Uma gramatura maior nesse tipo de tecido quase sempre significa maior definição da fibra e maior aspereza (ao invés de maciez).

Tramado de trama fechada

Tecidos como a sarja são os mais usados nessa categoria e a gramatura para esse tipo de tecido não é só importante como também essencial para conseguir boa resistência e durabilidade.

Felpudo de trama semi-aberta

O melhor exemplo que podemos citar para esse tipo são os tecidos de linho, que estão cada vez mais em alta. Maior gramatura para eles sempre irão significar maior resistência, uma vez que esse tipo de trama é feita justamente para durar.

Tecido Linho Sardenha – Cinza Claro

Felpudo de trama fechada (ou sem trama)

A esmagadora maioria dos tecidos para sofás são feitos nessa forma, sendo o maior exemplo deles o Suede. A gramatura de tecidos como esses sempre irá significar maior maciez e também maior resistência, portanto sempre prefira tecidos da maior gramatura possível para o seu orçamento.

Tecido Suede Premium Joli – Verde Samambaia

Imagine que num tecido de trama fechada eu consigo colocar uma maior quantidade de fios ou fios mais compridos, e que quanto maior for a quantidade de fios que eu colocar, mais pesado ele será e a gramatura do suede também será maior por sua vez.

Tecidos laminados

Existem alguns tecidos como os Courvins que são obtidos através de colagens químicas, onde a trama do tecido em si não é tão importante. A gramatura da superfície química desse produto está diretamente ligada a sua espessura, no entanto, não é possível afirmar que a espessura ou gramatura define um tecido mais durável ou macio, uma vez que a composição química aqui aplicada é o principal fator de qualidade que precisa ser considerado.

Tecidos especiais

Um deles é o “queridinho” Acquablock, que apesar de não ter uma gramatura muito alta é considerado um dos mais resistentes além de ter uma maciez interessante. Esse tecido é resultado de um perfeito equilíbrio entre tecido de composição mista e compostos químicos anti-corrosivos e impermeabilizantes.

Eu sempre devo escolher tecidos de gramatura maior?

Uma vez que você tenha escolhido o tipo de tecido que pretende usar e as características de cada um, então a resposta será sim, para os tecidos tramados ou de felpudos de trama semi-aberta ou fechada.

A gramatura de tecidos Suede e Linho sempre trarão a eles uma estética mais bonita e encorpada, portanto quanto mais pêlos você tiver por metro quadrado de tecido, de melhor qualidade ele será.

Aqui na Tappy inclusive, nossos melhores tecidos contam com uma tag ao lado da foto principal, com a informação de gramatura, para você saber mais facilmente quais são os melhores tecidos dentre todos que temos. Além disso todos os outros produtos possuem essa informação na aba de “informações adicionais” onde você pode encontrar esse e outros detalhes importantes.

Cuidado com as informações falsas!

Como a gramatura de tecidos trata-se de uma das propriedades mais importantes sobre eles, algumas lojas omitem essa informação dos produtos que vendem, uma vez que é possível fabricar um tecido com nome muito similar a outro, no entanto com gramatura 20% ou 30% menor.

Há casos ainda mais graves de lojas que publicam informações falsas em blogs para obter benefício próprio. Elas vendem materiais na casa de R$13,00 com 400g/m, o que é uma mentira surreal, pois na verdade esse produto possui apenas metade disso. Fique atento!

Como saber a gramatura de um tecido apenas por fotos?

Fazer a análise da gramatura de tecidos apenas por foto é uma tarefa complicada, estamos de acordo com isso. Por isso a dica de ouro para nunca errar na compra de tecidos pela internet é dar preferencia para sites com fotos de boa qualidade, a Tappy por exemplo tem o próprio estúdio de fotografia para criar todas as fotos do site, fotos essas que muitas vezes são alvos de cópias.

A Tappy cria as próprias fotos para atestar a qualidade dos produtos?

Certamente, todas as fotos desse site, são criadas pela Tappy, então caso você veja alguma foto similar em outro site, tenha certeza que o produto que você irá comprar em outro site não é igual ao nosso em termos de qualidade, pois somente nossos tecidos possuem as próprias fotos que atestam sua qualidade.

Esse site usa Cookies para melhorar sua experiência de navegação e não os compartilhamos com terceiros. Fique tranquilo em continuar, você está seguro! =D