O que são tecidos impermeáveis para sofás?

Tecidos impermeáveis para sofás são tecidos que podem ser compostos de microfibra, vinil, PVC, poliéster ou até mesmo algodão, são altamente resistentes à líquidos e fáceis de limpar. Estes tecidos são ideais para sofás de áreas comuns como salas de estar e salas de jogos, onde há maior probabilidade de derrames acidentais. Além disso, alguns deles também são resistentes a manchas, fungos e bactérias, tornando-os uma opção higiênica e durável.

1 – Tipos

1.1 – Tecidos impermeáveis por fabricação (Impermeabilizados)

Tecido Acquablock

São tecidos que originalmente não são impermeáveis. Ou seja, a composição natural desse tipo de tecido não é impermeável, sendo necessário a adição de resinas ou substâncias impermeabilizantes para que ele atinja o “status de impermeável”. É importante considerar que os principais tecidos do mercado se tornam impermeáveis dessa forma.

Para entender a relação de resistência a líquidos de tecidos impermeabilizados, segue:

“Desde que o composto impermeabilizante adicionado e a fabricação do tecido seja de boa qualidade, esse tipo de tecido pode ser tão impermeável quanto qualquer outro, no entanto ele terá uma vida útil menor”

Tappy Artigos para Tapeçaria – Rafael Moreno

É importante lembrar que aqui estamos falando de tecidos impermeabilizados na fábrica onde os tecidos são produzidos, e não de tecidos impermeabilizados por outros meios, como em tapeçarias, lavanderias ou outras formas caseiras ou artesanais. Impermeabilizações artesanais, mesmo que sejam muito bem feitas, apresentam em média um desempenho muito inferior ao de tecidos produzidos em escala industrial para serem vendidos como “impermeáveis de fábrica”.

Os principais tecidos impermeáveis por fabricação vendidos no mercado são:

  • Acquablock (Karsten Decor)
  • Acquatec (Fiama Tecidos)
  • Ecotec (Fiama Tecidos)
  • Tecidos impermeáveis de fibras naturais

Vantagens

  • São parecidos com outros tecidos tradicionais (como os de algodão);
  • Mais maleáveis e fáceis de manusear;
  • Normalmente compostos de fibras naturais.

Desvantagens

  • Menos resistentes a certos tipos de líquidos;
  • Podem ser menos resistentes a certos tipos de manchas (gordura, vinho e etc);
  • Requer maiores cuidados se for exposto a sol e chuva (limpeza diária, secagem à sombra …).

1.2 – Tecidos Impermeáveis por composição

Torckcouro

Os tecidos desse tipo são muito mais resistentes quando estivermos falando de alta exposição à áreas externas, pois sua composição sintética trás vantagens que somente o avanço na tecnologia de produção de tecidos foi capaz de trazer.

É importante notar que esses tecidos normalmente serão fabricados para áreas externas, então é correto afirmar que independente da textura, trama ou forma de fabricação que o tecido tiver, o verdadeiro foco aqui será ter um tecido que preze pela resistência, e em alguns casos o conforto poderá ser parcialmente sacrificado.

Os principais tecidos impermeáveis por composição vendidos no mercado são:

  • Courvins, Couríssimos e outros tecidos de PVC, PU;
  • Tecidos planos como o Tecido Facto, ou produtos náuticos;
  • Tecidos planos de Poliéster (PES), ou lonas.

Vantagens

  • Melhor relação custo benefício para tecidos impermeáveis;
  • Maior duração para tecidos de área externa;
  • Maior resistência a líquidos, gorduras e manchas.

Desvantagens

  • Possuem estética claramente sintética;
  • Possuem aspecto mais rígido e menor “caimento”;
  • Apresenta maior risco de descascamento caso seja de baixa qualidade.

1.3 – Outros tipos

Existem também outros tipos de tecidos impermeáveis para sofás que não poderíamos deixar de falar. Alguns que se encaixam em ambas as categorias acima, e outros em nenhuma delas, sendo eles, os Tecidos Impermeáveis por Fabricação e Composição, que são tecidos tramados de composição sintética impermeabilizados; e os Tecidos de Peles Curtidas, como por exemplo o Couro Natural ou a Camurça Natural.

2 – Como faço para escolher um bom tecido?

Considerando tudo o que foi falado até aqui, não fica tão difícil escolher um tecido que atenda as suas necessidades. Basta entender que alguns tecidos possuem melhor aplicabilidade para áreas internas ou externas, e que os tecidos possuem estéticas diferentes, podendo ser planos ou tramados.

Nossa dica é que sejam analisadas com calma todas as opções de tecidos disponíveis, para assim entender melhor o funcionamento e a proposta de cada tecido. A análise muitas vezes pode ser feita por fotos, vídeos ou até mesmo por amostras.

Na Tappy por exemplo, você tem a possiblidade de analisar os tecidos por essas 3 formas, sendo que, no momento alguns tecidos não possuem vídeos, mas é possível solicitar amostras de qualquer um deles através desse link.

Esse site usa Cookies para melhorar sua experiência de navegação e não os compartilhamos com terceiros. Fique tranquilo em continuar, você está seguro! =D