Sua composição é 100% de poliéster com fios de fibras superiores a 1 Denier** termo esse que define sua característica mais importante, a gramatura***. Essa unidade de medida é quem determina seu peso por metro quadrado, característica que está diretamente ligada a sua qualidade e a seu preço.

É correto dizer que tecidos aveludados com gramaturas maiores costumam ter um excelente toque e maior durabilidade.

Esse tipo de tecido normalmente vem acompanhado de um forro, um tipo de tela mais simples que é fixada em seu verso com uma super cola que nunca solta. Este forro garante que o tecido não estique além do que deveria e o mantém sempre forte.

Há casos em que o forro não é usado, mas isso não significa que o Suede é menos resistente ou de “pior qualidade” por falta dele.

Tipos de Tecidos Suede

Algo bastante importante na hora de escolher um tecido é analisar a sua estética, pois com métodos de produção cada mais mais tecnológicos é possível criar uma grande variedade de tecidos diferentes para seu sofá.

O Suede é basicamente diferenciados por três tipos: Liso, Amassado ou Texturizado:

Suede Liso

É o tipo mais comum e básico, ideal para os que preferem um ambiente mais “Clean”. Seus pelos normalmente são bem macios e a gramatura mais variada, indo de um material mais leve e arejado até a um mais denso e confortável.

Tecido Suede Liso é um exemplo de suede liso

Suede Amassado

É um suede arrojado e indicado para os que preferem diferenciação com um preço mais em conta.

Tecido Suede Amassado é um exemplo de suede amassado

Suedes Texturizados

A última moda em suede por assim dizer. Os métodos mais inovadores de produção estão empenhados em criar cada vez mais variedades de desenhos para suas texturas. Essa categoria recebe tanta atenção que ela ficou dividida em três métodos de desenvolvimento:

Embossed

É um o jeito mais fácil e econômico de se criar essas texturas. Elas são obtidas por meio de uma prensa que desenha na superfície do tecido com muita força, com o objetivo de torná-las o mais permanente possível. É importante lembrar que não é um método que de fato texturiza o material de forma definitiva.

Burnout

As texturas feitas com esse método são superiores ao anterior, pois a texturização é feita de forma permanente, uma vez que a superfície do tecido é “queimada” por uma máquina que cuidadosamente o desenha sem agredir o material ou danificá-lo.

Laser

O Método mais moderno de se criar as famosas texturas. Esse método é muito parecido com o anterior, com exceção que aqui os desenhos ganham maior fidelidade já que podem ser feitos com maiores detalhes e em 3D, dando mais volume e beleza a textura criada.

Tecido Suede Animale Premium é um exemplo de Suede Burnout
Tecido Suede Pena é um exemplo de Suede Embossed
Tecido Suede Textura Diamantes é um exemplo de Suede Laser

O Suede é frequentemente usado em decorações, para acabamento em estofados bem como sofás, almofadas, poltronas, cadeiras e até como papel de parede.

Devido a sua composição, ele pode ser tingido em praticamente qualquer cor ou ser estampado por sublimação com altíssima fidelidade.

O que está na moda hoje em dia são os tecidos com toque macio ou texturizado, os estampados também são muito procurados para almofadas, poltronas e cadeiras.

Vantagens

Suas principais vantagens ficam por conta de sua textura macia, e alto apelo estético, além da possuir resistência a manchas e danos causados pela umidade.

É o tecido para decoração com o melhor custo benefício, portanto é o material do gênero mais vendido do mercado.

Esse tecido pode ser impermeabilizado e ou texturizado com processos de prensa ou aquecimento, assim como também pode ser lavado (conferir logo à baixo). Essas qualidades o torna uma excelente escolha para seu sofá.

Desvantagens

Como nem tudo é perfeito, você precisa analisar alguns pontos antes de escolher esse tecido.

Ele é considerado um tecido quente devido ao poliéster que é um material hidrofóbico, logo sua pele não consegue arejar muito bem quando entra em contato com esse material.

Outro observação fica por conta de eventuais pelos que esse material insiste em atrair, algo muito comum para aqueles que possuem pets.

Limpeza

A conservação é crucial para preservar a qualidade do sofá e para isso você deve mantê-lo limpo e higienizado. O Suede facilmente acumula sujeiras, ácaros, fungos e outros agentes o que pode trazer malefícios à nossa saúde.

Sendo assim ele deve ser limpo uma vez por semana utilizando um aspirador de pó e um pano umedecido com água e um pouco de detergente neutro. Ele também pode ser escovado com uma escova de cerdas macias, porém, sempre respeitando a direção dos pelos.

Cores

Esse tecido está entre os melhores quando falamos de variedade de cores, pois o poliéster que o compõe é um material próprio para tingimento. O poliéster após pigmentado absorve as cores da tinta de forma permanente, garantindo um acabamento uniforme e durável.

O mesmo poliéster pode ser manipulado a fim de deixar o pelo de cada tecido único em relação a toque e brilho. O brilho é algo capaz de mudar as cores do produto de acordo com a luz que recebe.

Alguns tecidos são extremamente brilhantes, dando a sensação de estarem sempre molhados, outros são foscos e não refletem a luz, fazendo com que sua cor seja a mesma independentemente da hora do dia ou da luz recebida.

A cor de um tecido de poliéster pode ser inclusive mudada por um processo de sublimação, esse processo é um tingimento feito por impressoras capazes de estampar qualquer tipo de cor ou desenho na superfície de tecidos.

*Veludo palavra que vem do Latim vellutus, que significa “cheio de pelos”, ou de vellus, “pele de animal” – Fonte:Wikipédia

**Denier é uma unidade de medida usada para medir filamentos de fibras. Fios de poliéster são tramas de vários filamentos – Fonte:Wikipédia

***Gramatura é a unidade de medida usada para medir quanto pesa cada metro quadrado de um tecido. É correto dizer que quanto maior for a gramatura de um tecido melhor é a sua qualidade, tanto em maciez quanto em resistência.

Comentários não permitidos.

Esse site usa Cookies para melhorar sua experiência de navegação e não os compartilhamos com terceiros. Fique tranquilo em continuar, você está seguro! =D