O que são tecidos sustentáveis?

Tecidos sustentáveis são materiais têxteis produzidos de maneira ambientalmente responsável, visando minimizar o impacto negativo da indústria no meio ambiente. Esses tecidos são feitos a partir de matérias-primas renováveis, recicláveis ou biodegradáveis, utilizando processos de produção que consomem menos água, energia e recursos naturais. Além disso, muitos tecidos sustentáveis também são produzidos através de práticas sociais e éticas, garantindo condições de trabalho justas e seguras para os trabalhadores envolvidos na cadeia de produção. Eles podem ser de vários tipos como:

  • Tecidos orgânicos
  • Tecidos reciclados
  • Tecidos de fibra vegetal
  • Tecidos de fibra animal sustentável
  • Tecidos biodegradáveis

1 – Tipos

1.1 – Tecidos orgânicos

São produzidos sem o uso de pesticidas, fertilizantes químicos e outros produtos tóxicos. Além disso, a produção de tecidos orgânicos geralmente utiliza menos água e energia.

Algo interessante e inovador aqui da Tappy por exemplo são alguns tecidos impermeabilizados com compostos orgânicos, que apesar de não serem tão eficientes quanto os impermeabilizantes a base de solventes, mas que são também uma opção eficiente contra líquidos.

1.2 – Tecidos reciclados

São produzidos a partir de materiais reciclados, como garrafas de plástico, tecidos descartados e outros resíduos têxteis. Esses tecidos ajudam a reduzir a quantidade de resíduos enviados para aterros sanitários. (Esses tecidos são um máximo e os nossos favoritos)

1.3 – Tecidos de fibra vegetal

São produzidos a partir de fibras vegetais, como algodão, linho, cânhamo e bambu. Essas fibras são renováveis e biodegradáveis, o que significa que têm um menor impacto ambiental.

1.4 – Tecidos de fibra animal sustentável

São produzidos a partir de fibras animais obtidas de maneira ética e sustentável. Por exemplo, a lã orgânica é produzida a partir de ovelhas criadas em fazendas com práticas sustentáveis.

1.5 – Tecidos biodegradáveis

São produzidos a partir de materiais que se decompõem naturalmente quando descartados. Isso ajuda a reduzir a quantidade de resíduos acumulados no meio ambiente. Esses tecidos podem também ser de qualquer um dos tipos anteriores o que lhe garante pontos extras na escala de conciência ecológica.

2 – Manutenção e cuidados de tecidos sustentáveis

Manutenção e cuidados de tecidos sustentáveis são essenciais para garantir a durabilidade e a longevidade das peças, além de minimizar o impacto ambiental. Seguindo as dicas abaixo de manutenção e cuidados, você poderá garantir uma vida útil mais longa para suas peças de tecido sustentável, reduzindo assim o impacto ambiental e contribuindo para um estilo de vida mais consciente. Aqui estão elas:

2.1 – Siga as instruções de lavagem

Sempre verifique a etiqueta de cuidados da peça para entender as instruções específicas de lavagem. Alguns tecidos sustentáveis podem exigir lavagem a frio, ciclo suave ou lavagem à mão para evitar danos.

2.2. – Use produtos de limpeza sustentáveis

Opte por produtos de limpeza ecológicos, livres de produtos químicos agressivos e ingredientes nocivos. Evite o uso de alvejantes e amaciantes de tecido, pois eles podem causar danos aos tecidos sustentáveis.

2.3 – Lave com menos frequência

Tecidos sustentáveis muitas vezes têm propriedades antibacterianas naturais, o que significa que não precisam ser lavados com tanta frequência. Considere arejar a peça ao ar livre para remover odores ou manchas leves antes de lavá-la.

2.4 – Evite o uso de secadora

Secar as peças ao ar livre ou em varais é uma opção mais sustentável do que usar a secadora. Isso reduz o consumo de energia e prolonga a vida útil dos tecidos.

2.5 – Repare em vez de descartar

Se a peça apresentar algum defeito ou desgaste, tente consertá-la em vez de descartá-la. Dessa forma, você estenderá a vida útil do tecido e evitará o desperdício.

2.6 – Armazene adequadamente

Quando não estiver usando as peças, guarde-as em locais frescos e secos para evitar a umidade e o mofo. Também é recomendado pendurar as roupas em cabides para evitar amassados e deformações.

2.7 – Evite exposição excessiva ao sol

Alguns tecidos sustentáveis podem ser sensíveis à luz solar direta, o que pode levar ao desbotamento das cores. Evite deixar as peças expostas por longos períodos ao sol.

3 – Como saber que é um tecido realmente é sustentável?

Existem várias maneiras de determinar se um tecido é realmente sustentável, mas lembre-se de que nem todos os tecidos sustentáveis possuem todas as características mencionadas, mas quanto mais critérios sustentáveis um tecido atender, mais provável será que ele seja realmente sustentável. Aqui estão algumas dicas:

3.1 – Verifique a matéria-prima

Opte por tecidos feitos de materiais naturais e renováveis, como algodão orgânico, linho, cânhamo ou bambu, em vez de tecidos sintéticos feitos de petróleo, como poliéster ou nylon.

3.2 – Procure certificações

Procure por certificações reconhecidas internacionalmente, como o GOTS (Global Organic Textile Standard) para algodão orgânico ou o OEKO-TEX Standard 100 para produtos têxteis livres de substâncias nocivas, além de outros selos OEKO-TEX que consideramos como sendo a melhor referência mundial no momento.

3.3 – Considere o processo de produção

Dê preferência a tecidos que foram produzidos de forma sustentável, com baixo consumo de água e energia, e que minimizem o uso de produtos químicos e aditivos nocivos.

3.4 – Verifique o impacto ambiental

Pesquise sobre o impacto ambiental do tecido, como a quantidade de água utilizada no cultivo da matéria-prima, a poluição gerada no processo de fabricação e a possibilidade de reciclagem ou decomposição do tecido após o uso.

3.5 – Avalie as condições de trabalho

Verifique se a empresa que produz o tecido segue boas práticas de responsabilidade social, como garantir condições de trabalho justas e seguras para os trabalhadores envolvidos na produção.

3.6 – Pesquise sobre a marca

Procure informações sobre a marca que produz o tecido. Verifique se ela tem um compromisso claro com a sustentabilidade em todas as etapas da cadeia de produção e se é transparente sobre suas práticas. Dê preferência por marcas que tenham passados por processos determinados pelos indicadores ISO.

4 – Como escolher tecidos desse tipo?

Escolher tecidos sustentáveis é uma ótima maneira de contribuir para a preservação do meio ambiente e apoiar práticas de produção responsáveis ​​na indústria têxtil. Pesquise e aprenda sobre os diferentes tipos, pois existem várias opções de tecidos sustentáveis disponíveis, pesquise também sobre as características de cada tecido e verifique se eles atendem aos critérios de sustentabilidade, como baixo impacto ambiental e social.

Procure marcas que sejam transparentes sobre suas práticas de produção e que tenham um compromisso com a sustentabilidade. Verifique se eles utilizam tecidos sustentáveis em suas coleções. Lembre-se de que escolher tecidos sustentáveis é apenas uma parte do processo. É importante cuidar bem dos seus tecidos, consertá-los quando necessário e doá-las ou reciclá-las quando não forem mais utilizados.

Quer conhecer os tipos de tecidos do gênero que a Tappy oferece? Acesse aqui.

Esse site usa Cookies para melhorar sua experiência de navegação e não os compartilhamos com terceiros. Fique tranquilo em continuar, você está seguro! =D